Cães “Potencialmente Perigosos”: Preconceito e Perseguição

Tristemente, temos vindo a assistir a uma sucessão de ignóbeis acusações aos cães classificados como potencialmente perigosos pela legislação, acusações essas protagonizadas por governantes e políticos, jornalistas e comentadores, entre outros — pessoas a quem se exigia alguma responsabilidade naquilo que afirmam, mas que não se têm coibido de propagandear alegremente as suas ideias preconceituosas relativamente a esta matéria.

A Legislação Específica Para Determinadas Raças de Cães é uma legislação que se baseia na ignorância e no preconceito, ignorando os conhecimentos científicos e empíricos. Em Portugal, este tipo de legislação existe desde 2003 e o Ministro da Agricultura decretou agora (em despacho de 3 de Abril de 2008) a proibição de criação de cães de raças consideradas potencialmente perigosas e a esterilização obrigatória desses animais no prazo de 4 meses. Lamentavelmente, esta legislação conta com um grande número de apoiantes — embora isso não seja muito surpreendente, pois apoiar esta lei é o caminho fácil (desculpabiliza os humanos) e populista (oferece condenação imediata dos "criminosos"). O que é verdadeiramente espantoso é o número reduzido de organizações e de cidadãos que se opõem activamente a esta lei absurda.

Como é compreensível, a pessoa comum que não tenha conhecimentos sobre comportamento canino nem experiência de convivência com cães destas raças facilmente é "levada" pela desinformação veiculada nos meios de comunicação social. Mas e quanto aos restantes? Infelizmente, a maioria das pessoas parece disposta a calar-se perante uma legislação absolutamente injusta e discriminatória, desde que não seja directamente afectada. E, inteligentemente, o Governo certifica-se de que o descontentamento está controlado de cada vez que implementa restrições adicionais à legislação — desta feita, a "versão 2" desta lei discriminatória não será aplicada a animais registados no Livro de Origens Português (LOP), mas a "versão 3" não deve tardar.

Todos os que, infelizmente, se têm calado até agora perdem a legitimidade para reclamar daqui por um ano ou dois ou três, quando for decretado o fim completo de mais alguma raça para além do Pit Bull ou quando mais raças forem adicionadas à vergonhosa lista. Até entre os "defensores dos animais" se encontram apoiantes desta legislação, alegando que a esterilização destes animais é benéfica ou que os requisitos impostos a quem quer ter um destes animais irão dissuadir quem os pretende explorar. Obviamente que, em geral, a esterilização dos animais e a imposição de pré-requisitos a quem quiser ter um cão (seja de que raça for) são medidas positivas desde que sejam aplicadas de forma justa e sensata, mas jamais poderemos aceitar estas medidas com base em preconceitos. Por outro lado, estas restrições não intimidarão minimamente os marginais, que não se coibirão de continuar com a procriação e a exploração destes animais.

Afirmações Perigosas

Muito disparate tem sido dito acerca dos cães classificados como potencialmente perigosos pela legislação. Mas, como não é possível referi-los a todos, vamos abordar apenas as declarações mais preocupantes, proferidas por Jaime Silva, Ministro da Agricultura, e por Miguel Sousa Tavares, comentador da TVI.

Jaime Silva, Ministro da Agricultura

Nas suas declarações à comunicação social, o Ministro da Agricultura afirmou que "a legislação que existe, se fosse cumprida, obriga, de facto, a que esses animais potencialmente perigosos estejam sempre fechados. Por exemplo, nem é passear na rua com açaime, esses cães têm de estar fechados." Ao defender que quem tem animais de raças classificadas como potencialmente perigosas pela legislação deve mantê-los fechados e isolados, o Ministro da Agricultura demonstra uma assustadora e completa ignorância das causas dos comportamentos violentos, pois propõe exactamente o oposto daquilo que é desejável: qualquer cão deve ser sociabilizado com outros animais e com pessoas e jamais deve ser mantido isolado. Na verdade, aquilo que o ministro propõe é precisamente aquilo que os marginais fazem para tornar os cães agressivos. Por outro lado, se o Ministro da Agricultura não conhece sequer a legislação que existe actualmente (que, correctamente, em nada prevê que os animais classificados como potencialmente perigosos sejam mantidos fechados), que competência e legitimidade tem para propor alterações à mesma?

Igualmente lamentável é a afirmação de que "isto não se resolve com mais fiscalização, ou com campanhas de educação, com campanhas cívicas de sensibilização". Estas afirmações são de uma gravidade extrema. À semelhança de tantas outras questões, sem dúvida alguma, a sensibilização da população é uma medida importantíssima para que problemas que envolvem animais de companhia possam ser mitigados e futuramente evitados. As associações de protecção aos animais pouca ou nenhuma receptividade têm tido por parte do Estado aos seus apelos de apoio para campanhas de esterilização de animais de companhia para controlo da superpopulação de animais, nem para campanhas informativas sobre as responsabilidades inerentes a ter animais de companhia. Como tal, com que legitimidade pode vir alguém que pouco ou nada fez pela sensibilização e educação da população afirmar agora que já não há tempo para sensibilização? É precisamente pela educação que tudo tem de começar, é na raiz dos problemas que é necessário actuar.

O Ministro da Agricultura vê uma necessidade urgente de marginalizar ainda mais os cães das raças consideradas potencialmente perigosas pela legislação, em absoluto contraste com a completa inacção do Governo e da Assembleia da República no que concerne a proteger eficazmente os animais deste país pela criação e regulamentação de legislação adequada, bem como pela aplicação eficaz da legislação existente. Não haja ilusões, os marginais que utilizam cães para fins ilícitos não irão esterilizar os animais nem irão parar com a procriação e a exploração desses animais. Se os marginais nunca respeitaram a proibição das lutas de cães, porque motivos iriam respeitar a proibição de reprodução destes animais? Enquanto a negligência e os maus-tratos não forem criminalizados e eficazmente fiscalizados e punidos, os prevaricadores prosseguirão certamente com os seus intentos sem se preocupar com esta lei ou com futuras leis mais restritivas. Se o Ministro da Agricultura e o Governo se preocupassem minimamente com os animais destes país propunham a criminalização da negligência, dos maus-tratos e do abandono de animais, ao invés de implementarem medidas que vão resultar no abandono e maus-tratos de milhares de animais destas raças e que em pouco ou nada vão contribuir para resolver o problema dos cães agressivos e das lutas de cães.

Poderemos questionar: o que irá Jaime Silva fazer quando constatar que, ao contrário do que está estabelecido na lei, as pessoas não apanham os dejectos que os seus animais deixam na via pública? Irá então o Ministro anunciar que já não há tempo para sensibilização e que, como ninguém cumpre a lei, será necessário proibir as pessoas de passearem os seus cães na rua?

Miguel Sousa Tavares

Miguel Sousa Tavares mostra também a sua assustadora ignorância sobre este assunto afirmando que os cães classificados como potencialmente perigosos são "cães de ataque que não têm outra finalidade senão atacar" e que "o chip deles na cabeça é atacar as pessoas". Ora, hoje em dia, a maioria dos cães classificados como potencialmente perigosos têm exactamente a mesma finalidade que outro cão qualquer: serem animais de companhia. E a maioria dos animais classificados como potencialmente perigosos pela legislação vivem harmoniosamente integrados em famílias humanas. Claro que, para quem está habituado a pensar nos animais como meios para algum fim, esse conceito pode ser difícil de compreender. Mas, voltando aos ditos "cães de ataque", o Pit Bull seria o único que poderia, de alguma forma, ser considerado um "cão de ataque" (o Rottweiler, por exemplo, foi seleccionado para ser um cão de trabalho), mas, mesmo que o Pit Bull tenha predisposição genética para atacar, será apenas para atacar outros cães, nunca para atacar pessoas (pois têm de se deixar manusear durante as lutas).

Miguel Sousa Tavares afirma "Eu nunca conheci um dono de Pit Bull, de Terrier, de Dobermann, de Rottweiler que fosse equilibrado. Nunca. Nunca." É difícil perceber qual a relevância do tipo de companhias e conhecidos de Sousa Tavares para o caso, mas talvez este comentador devesse procurar alargar os seus horizontes antes de fazer generalizações caluniosas e difamatórias, que incentivam o ódio e a discriminação.

Sousa Tavares defende ainda que estes animais são uma arma e não compreende porque motivo não se lhes aplicam as mesmas restrições que para ter uma arma de fogo. Obviamente, comparar uma arma de fogo com um cão é tão válido como comparar uma arma de fogo com um automóvel (sabendo-se que os automóveis estão, de longe, na origem de muitas mais mortes em Portugal do que as armas de fogo). Claro que tanto um carro como um cão podem ser utilizados como uma arma, mas há mil e uma coisas de venda livre que podem ser utilizadas como uma arma (como ferramentas e produtos químicos); é preciso avaliar os animais e os objectos pelo que são e não por aquilo que as pessoas irresponsáveis ou marginais podem fazer com eles.

Não é por acaso que as famílias responsáveis que têm animais destas raças começam cada vez mais a ser alvo de ameaças, ofensas verbais e físicas ou danos à sua propriedade. Não é por acaso que estes animais estão a ser cada vez mais abandonados, vítimas de envenenamento e maus-tratos ou entregues nos canis municipais para serem abatidos. Os responsáveis estão à vista e não podemos deixar de os denunciar.

A discriminação dos cães classificados como potencialmente perigosos pela legislação está a tornar-se cada vez mais forte e mais grave. Todos os que se importam com a sorte dos animais não podem continuar calados.

Nenhum Comentário Até ao Momento

parece impossivel como pessoas com tanta cultura, demonstram ter tanta ignorancia dentro delas. Sempre me disseram que antes de falarmos teremos de saber o que estamos a dizer para que não façamos figuras tristes. Não há nada mais triste que a pobreza de espirito e falar sem saber o que se diz e ainda por cima com uma certeza que ainda demonstra mais ignorancia do que a ignorancia que eles possam ter. Nada é pior que o CEGO QUE NÃO QUER VER. Nada mais para acrescentar pois quem muito fala pouco acerta e eu nao quero tirar a vez a estes intelectuais de trazer por casa.

eu diria que potencialmente perigosos são os senhores que fazem estas leis e mais algumas que fizeram esta pais chegar ao ponto em que esta. esses sim deveriam ser castrados .
e meto todos no mesmo saco porque é o mesmo que estão a fazer a todos os animais das ditas raças .
sou dono de um rottweiller que já conta com 6 anos de vida e nunca fez mal a ninguém , qual é o problema destes papa tachos contra o meu cão , deviam sim cair em cima dos donos que não cumprem o que é devido como o chip,seguro,normas obrigatorias para quando passeiam na via publica , coisas que em nada prejudica o animal

é ridiculo as pessoas julgam estes animais e querem por leis ridiculas só veem as noticias dos cães que matam, e fazem um drama,mas não fazem drama ao verem constantemente na televisão noticias de pessoas que matam outras, eu tenho uma rottweiler tenho tido problemas com os vizinhos porque ele vem à varanda e ladra, durante o dia, porque de noite ele dorme em casa ela é meiga nunca tentou morder a ninguem. estes senhores que querem impor determinadas leis que vejam bem se tambem gostavam de fechados .

Parabéns à Associação Pelos Animais pela explicação tão oportuna sobre um assunto que nos toca a todos e em que, claro está, os animais é que são os prejudicados.
Obrigada

Sinceramente...
acho desnecessário esse tipo de preconceito, eu tenho um Rottweiller de 2 anos que convivia com uma cachorrinha ( fox paulistinha), eles comiam juntos, ficavam o tempo todo juntos, no dia em que ela veio a falecer por causa da idade mesmo, meu cachorro, quando acordei estava deitado ao lado do corpinho dela, tomando conta.
Para não deixar o bichinho sozinho comprei uma cachorrinha, dessa vez, Rottweiler também, ela está com 50 dias e ele já a aceitou.
É um cachorro muito companheiro, muito amigo e leal.
Um cão que escolheu a mim como dona, tenho 1,55 de altura, e o respeito de cão maior que eu.
A criação é a base de tudo, o mesmo acontecerá se você criar mal uma criança, ela vai ser mal educada.
As pessoas são preconceituosas demais ao que não conhecem.

somos pela segurança dos nossos filhos vizinhos e amigos. acreditamos que os vossos animais são os melhores do mundo e que os politicos e jornalistas dizem coisas que não deviam.
mas a verdade é que "O SEU CÃO NÃO PODE NEM DEVE INTIMIDAR AS OUTRAS PESSOAS - voçe sabe a acredita que o seu cão não morde. mas eu não sei e tenho o direito a seguir no passeio sem que tenha de me desviar do seu querido animal.
cumpram e lei usem a trela adequada coloquem o açaimo . registem vacinem e coloquem o chip se necessário. se os politicos não sabem o que dizem voçes também não. pois esqueçem-se que os outros humanos tem o direito a andar e brincar livremente pelas ruas sem receio dos vossos animais de estimação.
raças perigosas ou não todos os cães de porte razoável deveriam andar sempre de trela e açaimo..
mas isso sou só eu que gosto de pensar que vivemos numa democracia .

Esse sr., Miguel sousa tavares e o sr. ministro da agricultura, possivelmente devem ter em suas vivendas 1 ou 2 Dobermann,que ao que sei nao sao considerados perigosos! Pelo menos pela lei que quer condenar os nossos cães,e eu tenho um Staffordshire Bull Terrier e 3 filhos. e é a minha familia que trata dele. ao contrario de tantos outros srs. que pagam a outros para o mesmo efeito,e querem conhecer os cães sejam eles quais forem sem saber e interagir com eles...

ola a todos!!! tenho um rottweiler com 6 mesinhos e meio e ja o tive que o castrar pois nao registaram a ninhada simplesmente nao era suposto ter acontecido foi um acidente!!isto tudo que se fala dos caes perigos etc... e um absurdo sempre convivi com staffs, com pits etc.... e nunca fui mordido por nenhum!!no entanto quando era crianca vinha da escola e fui mordido por um rafeirosinho(sem menosprezar os rafeiros pois tambem ja os tive)e tive que ser cozido no mao!! bem com isto tudo so queria dizer mais 2 coisas para quem nao sabe o serra da estrela e o rafeiro do alentejo estao na mesma lista de caes potencialmente perigosos em italia... e esta heimmmm???pois é! ando numa escola de treino canino com o meu cao e o treinador dele diz que por experiencia propria a opiniao dele é que um fila de sao miguel e mais ,muito mais "agressivo"para pessoas, fila mais as pessoas do que um rott ou um pit etc....!!nao ha racas perigosas que acho que qualquer cao com mais de 30kg pode ser perigoso, ou acham que se um labrador quiser morder nao vai fazer estragos???lol as autoridades deviam era ir fiscalizar quem tem os caes para companhia ou outros fins, quem os trata bem, etc..... e nao catalogar todos os caes e os seus donos por arrasto so porque alguns badamecos usam os pobres caes para ganhar dinheiro com lutas etc......!!!o governo acha que vai conseguir acabar com as 7 racas ou mais que ainda la irao cair nessa lista so porque mete restricoes aos criadores que ja nem podem ir buscar um bom exemplar a espanha etc... com um excelente LOP etc.... esta lei so vai fazer com que os marginais criem caes em sitios que ninguem quer la ir fiscalizar,e ai sim criam-se caes que vao ter doencas, problemas de temperamento etc... porque nada vai ser controlado !!!!!!!!!!!bem vou-me ficar por aqui e um abraco a todos os amante destas racas!!!!!!

Boa tarde a todos,
Como disse a minha amiga Rita Ferreira, não há muito mais a dizer...é muito triste isto que está a acontecer e é ainda mais triste como o governo e a opinião pública consegue manipular a cabeça das pessoas no sentido que melhor lhes convém.
Eu tenho um staffordshire bull terrier, vive comigo num apartamento, tem todo o amor do mundo e é o animal mais ternurento do mundo. Infelizmente a verdade é uma, quando era bebé era muito bonito para toda a gente, começou a crescer e a parecer-se com aquilo que é, um staff...aí as pessoas começaram a olhar de lado para o animal e nem se preocupavam em saber se era dócil ou não...simplesmente mudavam de passeio. Cresceu mais um pouco e, quando o passeava, ouvia bocas do género "é dos perigosos...", ou "é um pitbull" (as pessoas nem sabem distinguir uma raça de outra, para eles é tudo igual e deve ser abatido ou preso). Agora, que é adulto, é olhado com aquele preconceito e provincianismo típico do povinho português. Além do animal, também eu sou olhado de lado, olham-me como se me culpassem por ter adquirido um cão destes, como se fosse um delinquente e isso eu não tolero.
EStes dias alguém me disse "o senhor tem de lhe colocar uma trela mais curta" - eu respondi- "esta chega" e ele não morde. O senhor respondeu - "a última vez que me disseram isso fui mordido" e eu disse " mas não foi nem será pelo meu cão que foste mordido". Reparem que disse foste e não foi. Disse-o por distracção e não por desrespeito e o senhor disse-me "não é foste é foi. Eu não o conheço de lado e trate-me por você se faz favor!" Eu retorqui - "tudo bem, peço desculpa" e reparei de imediato que aquela pessoa me via como alguém sem educação, sem princípios e, além do mais, tinha um cão perigoso para comprovar isso mesmo. Então retorqui - "o senhor não está a falar com um delinquente, eu sei tratar e educar o meu cão e não sou mais nem menos do que ninguém, e certamente o senhor também não é mais do que eu. Tenho um curso superior e trabalho para me sustentar, não sou um marginal. E o cao não morde já disse."
Tudo isto parece estúpido e, de facto, é! Mas aconteceu e acontecem-me muitas vezes encontros destes, onde se nota perfeitamente que as pessoas estão controladas pelo que se diz destes animais. Isto alastra-se aos donos, que são olhados com preconceito.
Abraço a todos e continuemos na luta

Bem, já tudo se disse sobre este tema, não há muito mais a acrescentar..
Por mais que critiquemos, que demonstremos que possuimos animais dóceis e obedientes, estes animais continuarão a ser rotulados de assassinos.
Infelizmente creio que esta lei continuará em vigor mesmo tendo os ataques diminuindo e porquê? Porque é uma lei que só favorece o governo porque dá razão à maioria, pois a maioria partilha da opinião do ministro e do miguel sousa tavares e por esta razão permite a angariaçao de mais uns votos em época de eleições..
Esta lei além de absurda é bastante incoerente, vejamos, o pit bull consta na lista das raças potencialmente perigosas quando em Portugal o pit bull nem sequer é considerado raça.. Penso que há muito por rever, mas como isso nunca acontecerá resta aos pobres animais continuarem a ser alvos de marginalização por parte de tentativas de dono irresponsáveis, sim, porque esta lei só penaliza os cumpridores, os que até aqui infringiram a lei continuarão a fazê-lo e passarão impunes para sempre..
Fica aqui uma palavra de apreço para quem possui um animal desta raça, continuem a tratá-los bem e lutemos diariamente para que estas raças não sejam extintas e para que a opinião das pessoas possa um dia mudar...

Dar-se demasiada importãncia a quem não a tem!As afirmações do ministro Jaime Silva e do jornalista Miguel Sousa Tavares só têm eco e suscitam,reacções ora positivas ora negativas a respeito de determinadas raças de cães ,porque a imprensa escrita e falada debate-se com um grande problema, falta de assunto para publicar.Quando não há inventa-se !Falem realmente do que preocupa este país e deixem-se de conversa mole para boi dormir!

Para quem faz afirmações numa estação de televisão e diz:nunca ter conhecido donos de determinadas raças consideradas perigosas, equilibrados,conhece muito pouco,e quando desconhecemos uma realidade vale mais a pena estarmos calados que foi o caso de Miguel Sousa Tavares em conversa com o jornalista Pedro Pinto num jornal da noite. E já agora caso não saiba o Dobermann não pertence à dita lista ,informe-se primeiro antes de falar.

É muito revoltante e extremamente perigoso emitir opiniões, tomar decisões e legislar, só por ouvir falar um ou outro especialista que por acaso até tem opiniões populares em alturas eleitorais ou pré-eleitorais.
Meus senhores ACORDEM: NÃO HÁ RAÇAS PERIGOSAS...HÁ DONOS PERIGOSOS!!!

Esta nova lei é definitivamente injusta! Se um cão for violento a culpa é do dono que o ensinou a ser assim e não cuidou bem dele.
Eu sou grande fã de rottweilers e sou totalmente contra esta legislação.

Ora, eu tenho rottweilers e a minha única opinião em relação a este senhor é que ele deveria de morrer e é só.
Ele que se vá informar acerca de raças perigosas antes de falar.
Dos meus 8 cães , NUNCA NENHUM DELES mordeu / atacou/ sequer ROSNOU a alguém. Este senhor que volte lá para casa para o seu canichezinho e quando for mordido por este, que o mate. É a medida mais consciente e lógica, então.
Ah, e mais uma coisa, sendo assim, eles que vão emitir a ordem de castração ou de morte mesmo ao bibi e ao carlos cruz, de certeza que já magoaram muitas mais criancinhas do que qualquer rottweiler fez.

eu estive a ver o video do miguel sousa tavares e tenho a dizer que ele deve ser doente da cabeça.
os rottweilers pitbulls e etc não são cães de ataque
os cães são aquilo que os donos os fazem
eu gostava muito de ter um rottweiler mas com esta lei parva é muito complicado mas isto não é uma lei isto é uma perseguição aos cães e uma leis racista contra os cães
se eu alguma vez tiver um desses cães da lista dos 7 cães potencialmente perigosos não vou andar com açaime nem com trela curta se um cão não morde não tem que andar com açaime
assim mostro o meu desagrado com esta lei
se eu arranjar um pitbull ou um rottweler não cumprirei lei recuso-me a isto

Esta lei obriga, aquando da fiscalização de um cão de raça potencialmente perigosa NÃO ESTERILIZADO por parte de entidade policial, à entrega do mesmo no Canil Municipal no prazo de 15 dias. Contudo se o não fizerem, o cão só pode ser retirado de casa com um mandato judicial. Acham que algum juíz emite um mandato por uma contra-ordenação? Às vezes nem o faz quando estamos perante um crime...

ja fiz os comentarios que tinha de fazer acerca do meu pit bull terrier sobre esses judas que tudo fizeram para castrar os animais nem a agua que bebem merecem e como estamos em tempo de eleiçoes esta na hora de repudiar o nosso descontentamento façam como eu nao vou votar muito menos neste governo porque nao somos assim tao poucos com as mesmas opinioes

Bem, eu sou mais uma das pessoa que tem animais que são considerados perigosos ou potencialmente perigosos. E sim, os meus cães realmente atacam.. atacam-me quando chego a casa.. com mimos e lambidelas, saltam-me em cima da cama para me acordar. E nao duvido, que se algum assaltante ou alguma pessoa me viesse para fazer mal.. eles ficassem a olhar. Como um amigo ou familiar, viriam a correr em meu socorro e castigar a pessoa que me fez mal. Mas tirando, são doceis.. e nao são os caes que sao perigosos, sao os donos. Porque os caes nao tem maldade no coraçao, só fazem o que lhes ensinam..
Eu tenho um casal de rottweilers, 1 casal de gatos, entre outros animais e nunca um dos caes magoou algum dos outros ou alguem lá em casa ou fora dela.
Isto das raças perigosas é mesmo só para as pessoas se assustarem, para criar pânico.. para que se extingam raças lindas só porque alguem nao sabia tratar os seus caes e os ensinou a lutar e a atacar só para o belo prazer de ver (que de belo nao tem rigorosamente NADA!)

eu so quero afirmar, tenho um pit registado legal, e tenho a certeza que ninguem o mete esteril, so se me matar. o senhor Miguel tem razão num aspecto, e eu conheço casos desses, ha pessoas que nao tem cerebro para ter um cão desses, e as penas deviam de atuar contra essas pessoas, mas este pais esta degradado demais. aposto a minha vida que ninguem toca no snoopy, antes dele estou la eu, e tenho muitas munições, fui na semana passada comprar 5000 tiros para caça..

O MST fala como se fosse dono da razão, quem não o conhecer que o compre. Já agora proibam as armas de caça (de que o MST tanto gosta). Os carros desportivos, largadas de toiros entre tantos outros exemplos. Nas mãos erradas, numa distracção ou mesmo num momento de azar os acidentes acontecem. Já alguém falou em proíbir a caça ou os carros desportivos? Os acidentes em toiradas justificaram a sua proibição ou extinção? Tradição e peso económico, ou o puro e simples fechar de olhos justificam isto e muito mais. Os cães ditos "perigosos" são o bode expiatório de problemas muito maiores, assim como da incompetência e falta de coragem das autoridades para lidarem com o problema de uma forma racional e objectiva.

Realmente vivemos num pais em que vale tudo para desviar as atenções das pessoas.
Em Portugal há um aumento bastante significativo de criminalidade, há carjaking, pais/mães que violam e matam filhos, maridos/namorados que por ciumes matam as mulheres(mães dos seus filhos),filhos que matam os pais,pessoas que dormem calmamente nas suas proprias camas e que são atacadas violentamente,mata-se para roubar centimos,etc, etc.
Nestas situações , que são aos milhares, se os ladrões/assassinos são apanhados em pouco tempo estão a viver uma vida como eu, livres. Não ha governo nenhum que altere a nossa justiça que está tão desactualizada, mas querem estes culpar Cães que são tão mas tão superiores a eles,cujos ataques são em numero reduzido, e que são vitimas dos chamados donos, a esses ninguem faz nada, é muito mais facil atacar o elo fraco. PORQUE NÃO CASTRAM OS VIOLADORES E OS PEDOFILOS? ESTES, SIM, ATACAM INUMERAS VEZES E CONSCIENTEMENTE.
COM ESTAS ATITUDES CADA VEZ TENHO MAIS VERGONHA DE SER PORTUGUESA E DE SER "SER HUMANO"

sou dona de duas cadelas pit bull, que são todo para mim e para o meu namorado, são lindas e muito meigas, a mais velha(morgana) até já deu de mamar a um gato, acham que este animal é agressivo? concordo que são animais com muita força, que são capazes de matar, MAS SÓ SE TREINADOS PARA ISSO, A AGRESSIVIDADE NÃO LHE ESTA NO SANGUE COMO MUITOS ACHAM! Com amor, carinho, dedicação e disciplina são cães normais, calmos, protectores e meigos. Tenho dois exemplos em casa, a nica e a morgana, que vivem comigo, o meu namorado, um golden (iuri), um gato, 2tartarugas, uma caturra e 4chinchilas e todos se dão bem! Não falem do que não sabem e não tratem os animais como criminosos, apenas os humanos cometem crimes e muitos deles com os animais!

tenho um pit bull terrier que é a alegria de quem passa por ele, agrora fui renovar o registo na junta de freguesia do cacém levando toda a documentação legal onde me disseram que tinha que submeter o animal a uma castração, sou contra essa lei, pois ele ja descobriu desaparecidos mortos so nunca conseguirá descobrir politicos ranhosos que não sejam castrados.

O miguel sousa tavares ao dizer que os donos de pit bulls sao desiquilibrados provavelmente deve estar a ver-se ao espelho ele e o ministro que assinou essa lei
é que deviam ser castrados é de lamentar as suas baboseiras

Eu tenho uma pit bull que é um amor de cadela, super-meiga, quer seja para pessoas, quer para outros animais! Estes senhores, antes de emitirem qualquer tipo de parecer, deveriam inteirar-se daquilo que falam e não despejar a primeira verborreia que lhes surge no pensamento.
Os cães não são perigosos, as pessoas é que são!

Sabe o que deviam fazer??
Adestramento para humanos!

eu acho que os caes maus deviam ser postos no canil ou mesmo a alguem que os ensinassem a portarem-se bem

Epah, este tipo de pessoas metem'me nojo (desculpem o termo).
As pessoas nao sabem, nao falam!
Eu tenho experiencias com varios caes da raça American Pit Bull Terrier e todos eles sao super meigos. Nem todos os caes sao aberraçoes, como o senhor Miguel Sousa Tavares diz.
E como eu costumo dizer: "Quem sao perigosos nao sao os caes, mas sim os seus donos!"
E obvio que ha donos e donos, mas as pessoas que nao estao dentro do assunto, culpam sempre os caes, pelos maus actos dos donos. Um Pit Bull, sim, e um cao treinado para lutas de caes, mas nem todos o sao. Dou o exemplo dos Pit Bulls porque sao os que eu tenho mais experiencia. Acho injusto para todos os caes que sao considerados de Raças Potencialmente Perigosas, tenham de deixar de existir as suas raças. As pessoas nao sao so atacadas por caes de raças perigosas. Alias, e uma estupidez isso existir, mas o que poderemos fazer? E o pais onde vivemos. Enfim... Esta e a minha opiniao.
Desculpem nao escrever com acentos. E o habito =P

sou o responsavel por um pit bull com 5 anos,sem historial de agressões,tanto a outros animais como pessoas...até hoje sempre tive tudo em ordem,chip,seguro,licença da junta,registo criminal..bla... bla... bla...a partir de hoje esta ilegal..pois nao esta esterilizado,logo nao tem a vacina e por consequente nao tem registo actualizado da junta de freguesia,sou contra a lei,sou contra qualquer intervençao cirurgica por obrigaçao de um anormal que se diz ministro..e nao vai ser o meu "Amigo" que vai pagar pela incompetencia de um "ministro".multem-me as vezes que quiserem,mas num país de corruptos ha-de haver algum veterinario corrupto que meta o carimbo da castraçao e lhe de a vacina..como eu haverá muitos mais por ai..rotts pits dogs argentinos filas etc etc...
Defendam os vossos amigos ate a ultima hipotese,nao os deixem sofrer, so porque sao diferentes dos outros! o ministro também é "burro" e ninguem lhe corta os "t******".
Pits ilegais é o que haverá praí mais...!

tenho um cao de raça rottweiler e começo a ficar preocupado com semelhantes declaraçoes. o meu cao vive comigo num apartamento e mais dois filhos um com 20 anos outro com 12 anos e um neto com 6 anos que faz do cao o seu cavalo. para mim o meu cao faz parte da minha familia.chamar desequilibrados aos donos dos caes é uma falta de respeito por pessoas que esse homemzinho nao conhece. começo a duvidar da democracia que se vive neste pais. temos que lutar contra este autoritarismo. saudaçoes caninas.

Onde estao os direitos dos animais agora , onde estao?? tenho uma rottweiler com 4 anos vou ter de a esterilizar , quem lançou esta lei devia ser castrado tambem.. os donos sao responsaveis pelos animais e o ponto final , nao comento mais pois so em portugal se ve esta miseria.

Realmente é vergonhoso ver tanta ignorância!Nunca tive nenhum animal de raça considerada "perigosa" ,mas compreendo a revolta de quem tem estes animais e têm de ouvir o Sr.Ministro dizer que os seus cães devem estar fechados!!
Talvez alguém devesse fazer isso a ele para ver se continuava com aquele ar de importante...provavelmente também desatava a atacar quem aparecesse à frente!!
Os cães não são perigosos...alguns donos sim!

Muito provavelmente isto já foi dito mas eu continuo com a minha opinião, os cães são o reflexo dos donos (salvo raras excepções) o cão só é mau se o dono deixar.

Os quardioes dos pit-bull dizem que os mesmos sao doceis; bem o fato e que muitas pessoas sofrem terriveis ataques todos os dias, pois sao caes desenvolvidos para o ataque e mesmo que seus donos ( eu prefiro a palavra quardioes 0 os tratem bem, a genetica deles os fazem capacidacitados para a gressividade. Todo ser humano ou canino tem sua dose de imprevisibilidade, o ser humano quando tem dor de cabeca, dor de estomago se torna bem menos simpatico. Cachorro tem dia qua acorda com mal estar, com mal humor e mesmo que seja super bem tratado' este dia ele pode sim matar alquem. Vamos respeitar os animais; mas se tenho que decidir entre a vida de um cachorro ou a vida humana e a vida humana que deve prevalecer. O ser humano deve ter o direito de ir e vir sem ser atacado por caes.

nao posso deixar de mandar um comentario sobre tanta nulidade. e eu a pensar que era ignorante..e por essas e por outras que deixei de votar nessa gente sem PINGA DE humanidade
E AGORA CRUZAR OS BRAÇOS DEIXAR ANDAR, entretanto castrar os nossos caes e sermos vistos como kasi foras da lei.. [quem paga sao os nossos caes]

É assim eu acho que os cães são perigosos se forem treinados para isso, ou se forem selvagens.
Agora, acho absurdo dizerem que umas raças são muito perigosas e compararem.
Talvez vejam os pit bull, por exemplo, como uma raça perigosa porque são os mais procurados para serem treinados para tal, tendo em conta o seu fisico.
Se um caniche ou um chihuahua for treinado para ser feroz e perigoso, assim o será.
As pessoas são realmente estupidas.

na minha opiniao nao há caes perigosos os donos é que poem os caes perigosos eu tenho um rottweiler e ele nao morde ninguem

Totalmente de acordo com a lei. Já são problemas a mais com esses cães pessoas para sempre marcadas e algumas mortas apenas por capricho de quem quer ter um bicho desses e andar com ele na rua em exibição circense... Lembro-me de uma vez ir na rua e ver um fulano andar com (4!) rotweilers sem qualquer trela nem preoucupação pela segurança e bem estar das pessoas (não houve problemas secalhar porque toda a gente mudava de passeio...).
Em Inglaterra onde têm protecção de animais mais avançada do que em Portugal têm uma lei similar com quase 20 anos! O circo acabou!

querem acabar com uma raça, para mim são considerados NAZIS

eu sempre vivi rodeada de pits e sei que os cães são uns amores e não têm culpa que o senhor ministro da agricultura não goste de cães e queira extinguir esta raça tão nobre
ps:eu fui mordida por um rafeiro quando era pequena e não culpo o cão por isso

eu tenho um cao com 5 anos de raça potencialmente perigosa, deram-mo com 4 anos e e um doce de cao, nunca fez mal nenhum... as pessoas nao sabem o que dizem a respeito destes caes...

Engracado a forma como critica Miguel S.T. pelo que disse,afinal entao porque continuam a existir caes que atacam pessoas?a culpa na certa nao e do cao mas sim do dono e que eu saiba nao sao caes que andam ai ao abandono. E para que ter um cao de ataque? Senao vejamos haja o minimo de hipotese de um cao desses atacar um ser humano ja por si e razao mais que suficiente para nao permitir que essas racas proliferem no pais,seja ela qual for a raca,entao? os dono sao ou nao sao culpados do comportamento do animal?

Tiveram de arranjar trabalho para os veterinários com as esterilizações.

Quando ouvi, por alto, que iriam falar nas notícias sobre essa legislação, fiquei logo de pé atrás com o que iria ser dito.
E ainda só tinha visto um pouco da reportagem já me apetecia desligar a televisão, porque isto não tem sentido nenhum.
Os animais não são maus! Os donos é que os fazem... Conheço muitas pessoas que possuem Pit's e Rottweiler's e esses cães nunca me fizeram mal sempre que fui a casa dos donos e, os donos também me disseram que nunca tiveram problemas com eles.
Os animais seguem os ensinamentos que os donos lhe dão!
Por isso é que o pensar de Miguel Sousa Tavares está completamente errado e induz outras pessoas em erro!
Se ele fosse cercado por um bando de cães rafeiros treinados pelos donos para atacar e, quem sabe, matar, também iria querer exterminar todos os cães rafeiros??
Pelo que deu a entender na reportagem para ele apenas os cães nomeados na legislação é que tem todas as "qualificações" para ser perigosos, mas quantas pessoas maldosas não utilizam cães rafeiros e com um bom porte para más intenções???
Mas o importante de salientar é que não podem ser os animais a pagar pelos donos que não os souberam educar. É que o ser humano pode usar palavras para se defender e os pobres dos animais tentam fazer-se entender na linguagem deles, mas muitos Humanos não querem perceber e acham menos doloroso impor uma sentença de morte a um animal do que a um humano...
E, sinceramente, há muitos humanos que são mais merecedores da pena de morte que os animais!!
Quando mais este país avança, mais se afunda...

meu deus porque que será que estas pessoas falam dos cães e donos de raças potencialmente perigosos sem saberem bem o que dizem? eu vou falar por mim, eu tenho uma cadela pit bull que é como se fosse uma filha. ela é meiga, obediente, saudável, tem quase 3 anos, nunca mordeu a ninguém. o que ela mais gosta de fazer é dar beijos às pessoas. é claro que ela não mede a força que tem pois quando com a pata puxa a pessoa é bruta, mas assim que atinge o seu fim que é beijar ela fica muito contente. eu gostaria até de ir a um programa de televisão com ela que era para esse senhores que querem acabar com estas raças de cães verem que os donos são pessoas qualificadas e não malucos pois eu não acho que a minha pit seja uma arma como um certo jornalista diz que estes animais são umas armas. há cães rafeiros que alguns são mais perigosos do que os pits. meu deus, santa ignorância. as autoridades deviam era ir ver quem tem esses cães em cativeiro pois são esses que assim vivem que são capazes de morder, pois não convivem, não comem como deve ser, não bebem. ai até me revoltaria se estivesse sempre fechada sem ver ninguém. pois gostaria de continuar este pequeno meu debate mas como eu acho que não vale a pena, o nosso governo tem que levar a deles avante por isso fico-me por aqui, mas dizendo os pit bull são aquilo que os donos querem que eles sejam. há donos e donos mas desde já agradeço que leiam este meu comentário. obrigado fanny

todos vocês podem ser pessoas espectaculares! mas eu digo-vos sinceramente, eu só conheço gunas com cães destes, que os utilizam para meter medo aos outros (conheço vários)! eu não me importo nada que estes cães se reproduzam! até acho bem! mas só deve ter um cão destes quem tiver um palmo de testa ou um qi superior a 0,75! porque quem não tem, não é merecedor de ter um cão destes! sempre ouvi o meu pai a dizer "os animais são nossos amigos"! pois eu acho que eles são nossos amigos quando nós queremos, e quando os temos para serem a nossa companhia e nossos amigos, não quando os temos para fazer medo aos outros! abraço a todos!

Tu oh Tavares é que não deves ser equilibrado... O Governo Português não presta para nada, porque não se preocupam com o tráfico de droga, com os ladrões e principalmente com aqueles que violam crianças que deviam ser condenados a pena de morte? Portugal cada vez está pior. Eu tenho um pit bull e é muito mais manso que os meus 3 rafeiros, esses sim, os meus rafeiros são capazes de matar alguém, agora o outro nem faz mal a uma mosca... O Governo Português só serve para pôr Portugal pior do que já é... Gosto tanto de vocês como gosto de sopa, vocês não servem para nada. Tenho vergonha deste país. Os políticos é que deviam ser esterilizados para ver se a vossa raça acabava. LOL Quanto mais cães vou conhecendo, mais vou odiando a raça potencialmente perigosa "os humanos"...

Boas. Infelizmente eu estou numa situação muito complicada, estou muito revoltada com esta comunicação social e com estas leis que o nosso governo inventa infelizes, pois infelizmente devido a esta gente mal formada a nível de informação e formação sobre estes animais potencialmente perigosos... O que sabem eles? NADA!! Até acerca das leis que inventam não avisam os seus subordinados, pois a mim foi-me aplicada uma multa por falta de regularização do registo do animal na junta de freguesia, pois nesta negaram-me actualizar o registo do meu cão "potencialmente perigoso" exigindo-me um atestado médico em como tinha capacidade física e psicológica para ter o animal em minha posse... ACHAM NORMAL??? ESSA LEI AINDA NÃO ESTÁ EM VIGOR! Eu então disse ao senhor que se não me renovasse o registo, correria o risco de apanhar uma multa ao qual a resposta dele foi: "o problema é seu!" Bem eu na minha revolta, mas cumpridora da lei, assim o fiz. Marquei uma consulta para poder ter um atestado. Só que entretanto vivo numa zona por assim dizer aldeamento de "luxo" no qual frequentemente passa a GNR, até que um dia o sr. guarda apareceu e me pediu os documentos do meu cão e vendo assim que me faltava a actualização do registo e no qual expliquei a situação, mas sendo indiferente para o sr. guarda pois estava a cumprir o papel dele... FUI MULTADA... ANDO PELOS CABELOS COM ESTA SITUAÇÃO... NÃO SEI A QUEM ME DIRIGIR NEM O QUE FAZER e também como protestar contra esta nova lei da esterilização!! ALGUÉM ME PODE DAR UMA AJUDINHA SFF? Obrigada

Que ignorantes! Esses comentários, principalmente o do Miguel Sousa Tavares, que é um ignorante de primeira a todos os níveis e ele, sim, desequilibrado, mas que ainda assim, a TVI, como televisão inútil que é, "acha" que ele é digno de comentar seja o que for... Se eu já não gostava dele, pode dizer-se que agora o odeio!
Do ministro, só me posso rir, para não chorar! Idiota! Se há alguém que devia ficar fechado e não sair à rua nem com açaime era ele!

Sinceramente!! Com pessoas assim no governo, Portugal só podia estar como está. Possuo 2 Pit Bulls, e 1 Rottweiler, e tenho uma filha com 6 meses e tenho a certeza que os meus cães davam a vida deles pela da minha filha. O problema não está nos cães, mas sim nas pessoas! Porque quando um Caniche morde ninguém fala ou qualquer outra raça, ou porque quando um Pit ou um Rott faz algo de bom também ninguém conta! Acabar com a raça! Constantemente se fala em mães que matam os próprios filhos, então o que se faz com monstros destes? Já sei, acaba-se com eles!! O Sr. Ministro que se demita depois de impor uma lei destas, até parece que ao proibir vai acabar, também não é permitido possuir armas sem estarem legais, e o que não falta para aí são armas ilegais.... Este país vai de mal a pior......

Cães Perigosos??? LOL boa... Querem abatê-los? Porque não abatem também o governo de Portugal, que não tem feito nada de jeito? E preocupam-se com cães considerados perigosos? Abatam então também os donos, que são os responsáveis por isto tudo... E agora se quiser ter um pit bull, ou um rottweiler, ou qualquer outra raça considerada perigosas... Acham-se donos do mundo, que possam acabar com estas raças... Só se ouvem anedotas, está tudo maluco... Também há pessoas consideradas perigosas, tipo traficantes e violadores, que são soltos por falta de provas e depois vêm com estas anedotas??? Querem um conselho, preocupem-se mas é com o nosso país... Agora!! Estão mais preocupados em acabar com raças... Adoro cães e não é por ser desta ou outra raça que são perigosos, porque há pastores alemães que mordem, o dobermann também pode morder, quatro boxers cachorros que mataram uma criança. E vêm agora com leis e uma lista de cães que alguém decidiu considerar perigosos... só que esquecem-se que estes animais muitas das vezes são treinados e depois abandonados... Isto sim é que é perigoso, mas pode ser qualquer uma raça e não só esta!!

Miguel Sousa Tavares, tu e os de governo é que deviam ser considerados cães perigosos porque a vossa ignorância é brutal. Há casos e casos, há cães considerados perigosos que são mais mansos do que caniches. Qualquer cão pode morder. Porque se faz uma reunião da assembleia da república para definir leis de cães perigosos enquanto a segurança rodoviária está pior, o tráfico de drogas aumenta, as armas aumentam? E os cães é que são perigosos? Não, o ser humano é que faz o cão perigoso, mas como tudo há excepções e essa lei por mim é considerada a mais estúpida de sempre. Acordem para a vida porque os cães também a merecem. (...)

Concordo plenamente com o miguel sousa tavares! e concordo tambem quando ele diz que nao conhece nenhum dono destes caes que seja mentalmente estavel, pois eu tambem nao conheço! conheço sim pessoas que têm estes caes e se julgam as maiores por isso! há tantas raças de caes, porque que têm de escolher logo estes que ja sabemos que podem vir a dar problemas? é apenas uma questao de estatuto! pura e simplesmente! uma ultima coisa, nao classifiquem as afirmaçoes de miguel sousa tavares como as de um ignorante, pois ele sabe mais do assunto do que voces pensam, e considerem-nas como uma opiniao diferente da vossa, respeitando-a!

Ao miguel sousa tavares apenas tenho a dizer, que pelo que diz podemos tirar uma elação do tipo de pessoas que fazem parte do seu núcleo de conhecimentos!!!! sem outras justificações uma coisa vos peço, não fiquem calados, vamos manifestar o nosso descontentamento, nao so aqui na net, que apenas lê quem quer, mas vamos fazer barulhooooooooooooooooo...... vamos mostrar que as leis sao para o povo e se o povo não está contente com elas então têm de ser mudadas.... Não vamos deixar para mais tarde quando já não há alternativas, agora é a altura.... eu morro pela minha cadela assim como ela morreria por mim....

Por favor, Sr. Ministro...
Que o Sr. Primeiro Ministro não tem qualquer tipo de inteligência já todos tínhamos dado por isso, mas que essa deficiência estava a ser passada para os restantes membros do governo, só comprovámos agora com estas declarações do Sr. Ministro da Agricultura...
Ex.mo Sr. Dr. Jaime Silva, por favor, os portugueses solicitam que quando algum membro do Governo voltar a prestar declarações televisivas, por favor, usem uma máscara anti-contaminação, pois o vosso vírus da ignorância, estupidez, má formação, burrice pura, comprovou-se ser altamente contagiosa, visto o Sr. Miguel Sousa Tavares notabilizar-se completamente afectado pelo vírus em causa...
Ex.mo Sr. Ministro, mais uma vez, em comunicado geral aos portugueses e ministros (visto não serem portugueses, são uma raça à parte que necessita ser esterilizada urgentemente) temos o prazer de comunicar que felizmente os donos dos cães considerados potencialmente perigosos e que tem de ser esterilizados, são imunes a tal vírus, daí poderem ter qualquer contacto com estas raças, e até terem de ter o desprazer de o ouvir falar dos animais mais inteligentes a face da terra... os PP's!!
Já agora, Sr. Ministro, tenho a informá-lo de que este vírus tem cura, caso o Tico e o Teco voltem às suas casas, temo que no seu caso, tal não será possível, visto que eles foram considerados PP's por V. Exa e como foram esterilizados, morreram de depressão crónica... Temo que a sua inteligência, mesmo que um dia abandone o governo (espero que a sua saída esteja para breve), não irá retornar, pois os seus pequenos PP's, morreram
de depressão, como já referido anteriormente!!
Os meus sentimentos e um dia espero que nos voltemos a cruzar perto do el corte ingles, mas desta vez, levo os meus cães para o sr. conhecer e eles lhe tentarem passar alguma inteligência, mesmo que por pouco tempo, pois os neurónios deles nao sobreviverão em cérebro tão seco e inutilizado!!...
Até qualquer dia, cumprimentos ao dr. Luis Damas...

cada vez estou mais desiludida com as pessoas que comentam e governam o nosso pais...eles sim sao perigosos e eles sim deveriam ser perseguidos... é triste ver pessoas ditas inteligentes falarem de assuntos no qual nao tem qualquer conhecimento e interesse.. eu tenho um Rottweiler ao qual sinceramente nao vou nem me dar ao trabalho de explicar o caracter dele pois quem os tem sabe daquilo que falo. e tenho pena que eles e os outros nao tenham sejam perseguidos de forma tao cruel.. o hitler era maluco dizia que havia uma raça ideal pelos vistos encarnou no ministro...temos pena que o tempo do hitler ou que loucos como ele tenham voltado a existir...

Eu do Ministro da Agricultura, já esperava tudo, é um ignorante convicto.
O Sr. Miguel Sousa Tavares, devia era deixar de se embebedar antes de fazer qualquer programa.
Quanto mais cultos querem ser, mais IGNORANTES o são...

Estes dois vídeos causaram-me náuseas. Mostram que ambos os intervenientes são autênticos ignorantes (pelo menos nesta matéria). São comentários absolutamente deploráveis. O Sr Ministro causa-me aflição mais pelo facto de termos uma pessoa tão ignorante nesta matéria com tanto poder para decidir! O caso do Sr Sousa Tavares causa-me impressão estar a comentar sobre algo que demonstra não conhecer - não conhece nenhum dono de um animal "desses" que seja equilibrado???? Eu penso que o que ele quereria dizer era algo do género "não conheço nenhum dono de nenhum animal PONTO". Uma absoluta ignorância! O que mais me arrepiou nos dois "filmes" foi eles estarem a apelar e a criar leis para a extinção de raças!!! É absolutamente ao estilo da idade média em que se queimavam as bruxas em praça pública. Um animal selvagem (mesmo em ser ensinado) ataca um homem e nem por isso os vamos extinguir a todos!!!
Sou contra todo e qualquer abuso dos cães. Acho que isto é um abuso claríssimo.
Penso que o que deveria ser investigado (e acho que possuimos uma PJ bastante eficiente para isso) são situações como lutas de cães, treino específico para a agressão, etc. Isso sim terá todo sentido identificar e TRAVAR.
Há entre nós homicidas e nem por isso vamos esterilizar toda a raça humana.
Espero que as pessoas em geral e aquelas que podem falar para massas e legislar em particular sejam mais responsáveis nas suas acções e principalmente mais cientes do que falam antes de fazerem as suas declarações.
A todos os donos ou simples amantes de cães peço que se unam e não deixem esta barbárie seguir para a frente.

Olá a todos.
Tenho uma Pit Bull e só quero comentar o seguinte.
Estive a ler todos os comentários por aqui deixados e tenho a dizer que eu não tenho informação nenhuma sobre um cão pit bull nunca tive nem nunca fui à procura de alguma e a minha cadela não faz mal a ninguém, tenho mais cães em casa comem juntos, tenho gatos uma tartaruga e vivem todos soltos em casa... e problemas??? nenhuns... mesmo sem ninguém em casa... quando volto esta tudo vivo... AMAZING não é???
ahhh e quando entra algum estranho em casa... a cadela só quer é brincadeira... conhecer ao inicio depois brincadeira...
Por isso não acho sequer necessário ter-se informação de como cuidar de caes PP.
Basta saber tratar bem, tal como qualquer cão ou animal.
"bem, presumo que ter um rott que gosta de gatos... e pessoas... e cães... faz de mim uma tarada sem remédio... do cão um esquisitoide e dos gatos nem falemos!
Publicado em 8 de Abril de 2008, às 18:09 por Carolina "
gostei deste comentário, o pessoal que tem assim animais não deve de ser normal... :P
devemos de ser todos "esquisitos" ou quase todos que comentamos aqui e temos um animal de raça PP meigo...
é assim a vida.. não pode ser tudo um mar de rosas!!!
Eu não gostava de ser áspero e/ou descortês para com esses dois palhaços....
mas tem que ser.
Oh Miguel, és uma vergonha...então vais falar para a tv um assunto que nem fazes miníma??? e trabalhinho de casa??? não houve tempo??? ou só andaste a ver as reportagens??? (podia continuar, mas acho que o único animal que tal indivíduo conhece pelo aspecto do cabelo é uma vaca...)
Next!!!
O Ministro da Agricultura!
Devia de ser um cargo respeitado e ministrado por uma pessoa com conhecimentos... bla bla bla...
No entanto... que...??? ahhh??? o que???
Não sabe o que está a dizer e mais grave, só disse foi mais asneiras.
Eu não tenho vergonha de viver neste pais.
Tenho sim vergonha de quem faz este pais o que ele é.
Como é que é possível esta barbaridade ser aceite???
Só mais uma coisa...
Próxima será o que???
Amputar as quatro patas aos animais para não serem pp???

Para este dois srs. so tenho apenas uma palavra - IGNORANCIA . Como muitas pessoas disseram aqui, os caes sao o reflexo de quem os educa. São caes com um temperamento especial mas tem que ser bem educados, nao os isolar, nao os instigar para lutas, nao os maltratar.. Acho graça é que apenas falam de ataques de rottweilers e pit bull e as outros ataques que ocorrem inclusive ate com raças de pequeno porte??? pois é, o que vende e desgraça e marginalizar os nossos animais.. animais esses que valem mais do que certas pessoas e que nunca nos traem.. Tive um rottweiler que sempre foi meigo e sociavel... Ter um animal exige educação, carinho, paciencia mas as pessoas nao veem isso.... O que vai acontecer daqui em diante, o abandono destes pobres animais vai subir em flecha... Tenho pena que nem toda a gente goste de animais como nos gostamos e cada vez que conheço mais as pessoas mais gosto de animais. Existem sim donos potencialmente perigosos, animais não... Enfim

pois bem... se formos a olhar a todos estes comentários e cada um de nós fizer um juízo, estes animais vão ficar sem solução para a sua problemática situação! por isso, cabe-nos a nós mudar o juízo de todos esses de quem falámos e julgámos como culpados. é um mau dono?! quem sofre é o animal!!!
é um mau gerente das suas obrigações?! pois, mas quem sofre é o animal!!!
tudo isto tem que começar por nós,que tal começarmos a olhar os animais de maneira diferente e tratá-los como realmente devem ser tratados?! nada mal, ah?!!!

ó sousa tavares, ganha juízo porque os animais têm culpa. matar os animais por ferrar as pessoas. não é justo. (...) xau. vai-te embora para a tua ilha

Os donos é que põem os animais maus. Porque malvaddos, malvados, são os humanos. Porque eles fazem as maldades com consciência, ao contrário dos restantes animais. Por isso, a culpa não está nos cães mas sim nos donos, que os educam para o mal e se calhar não são os donos apropriados.
Eu conheço casos de pessoas que têm esses cães e acham-nos super queridos. Aliás, se forem pesquisar sobre essas raças diz lá no temperamento, que são muito afáveis.
No meu blog http://osnossosbichinhos.blogs.sapo.pt podem ver um especial que eu estou a fazer sobre essas raças potencialmente perigosas e garanto-vos que terão muitas surpresas.

Que tamanha ignorância, será que é assim tão complicado de perceber que apesar de restringirem estas 7 raças, as pessoas responsáveis pelo seu comportamento vão continuar a praticar o mesmo mas com outras raças!!! Lá dizia o Gandhi: A grandeza de um povo mede-se pela forma como trata os animais.

Ó Miguel Sousa Tavares (que desilusão, até pensava que eras inteligente) VAI MAS É PARA O EQUADOR.

Pelo amor de deuss!! Os animais não têm culpa !! Quem tem culpa sao os donos !! Não? Eu ca tenho caes e não fazem mal a uma mosca !!! menos...muito menos !!
zD
Os animais não têm culpa... amo animais (minha perdição nº3) agora o que vocês acham e com vocês !! so não acho justo !!
Bah !! é tudo o que tinha a dizer !!

PS: Eu ca não concordo cm o Tavares !!! O Homem não tem razao !! Os caes fazem o que os donos mandam !! Exterminar 7 raças? Essa gente não esta bem !! Omg !! Eu acho injusto,muito injusto para os pobres dos animais !! Eles não têm culpa !!! Jasus, Portugal esta a ser injusto !! ='( Fogo, é mesmo não ter nada para fazer do que estar a exterminar 7 raças...daqui a algum tempo dessa maneira ja nem existem animais ~!
-.-
=(
Não vêem que a culpa é dos donos !! Bah ! Ja nem digo mais nada !! Fogo !! Essa gente está é maluca !! x'D

O que podemos fazer??? Sei que há muita gente revoltada com este decreto e que estaria disponível a manifestar-se contra. Temos que fazer alguma coisa!!!

eu não concordo com o despacho porque tenho uma pitbull e um yorkshire e nunca tive problemas ate hoje com a pitbull. Que façam a fiscalização muito bem, exterminar sete raças???? Isso vai abrir caminho a clandestinidade. Hoje sabem que existe um x de animais, a isso acontecer as autoridades nunca vão saber quantos existem. Sera que temos o direito de lhes tirar a vida? Não concordo com o sr. Miguel Tavares de forma alguma. Tarado há em qualquer lado com animais ou sem animais.

Eu tenho um Pit Bull, foi adoptado e estou orgulhosa pela minha opção. Posso garantir que um animal é aquilo que o dono quiser! O dono escolhe o animal, mas este infelizmente não pode escolher o dono!!
É injusto que sejam os animais a pagar pela ignorância e maldade humana! E muito sinceramente na minha opinião o nosso governo devia estar mais preocupado com os pedófilos que andam em liberdade, com os violadores que nem chegam a ser presos, com os assaltos que aumentam de dia para dia! Afinal qual é a raça que é potencialmente PERIGOSA???

Não são os cães que são maus, são os donos. Pessoas cobardes que descarregam nos animais ou que os educam mal. Costuma-se dizer que os filhos são o reflexo dos pais. Aplicando o exemplo à situação, de facto, os animais agem de acordo com os princípios dos donos.

Chega!!! Vamos nos manifestar, marcar data, hora e local para mostrarmos a estes inúteis que o que querem fazer é um crime !

eu tenho 28 anos e ja há muito tempo que tenho pena de ter nascido neste pais , porque ninguem sabe governar. como forma de protesto e alguma tristeza tambem, nunca fui votar para eleiçoes ou coisas parecidas e tenho 28 anos. foram voces que os puseram no governo e a mandar, sim voces porque eu nao votei ,,,,,quanto mais conheço as pessoas mais gosto do meu cao

Como o Sr. Miguel T. nao conhece donos destes caes equilibrados, proponho que lhe façamos uma visita à porta da TVI para nos apresentarmos. Pode ser que ele mude de opinião. Afinal o Sr só é um ignorante com poucos amigos.

Infelizmente, serei obrigada a concordar com os comentarios que li neste blog... Sou dona de um Rottweiler que, alem de imponente, é um doce de cao que faz as delicias de quem o conhece. Fui varias vezes abordada na rua enquanto o passeava como "ASSASSINA", "DELINQUENTE" por pessoas cuja a ignorancia é imensurável, pessoas que nos tempos que correm deveriam estar um pouco mais informadas e nestas alturas é que reparo como como o denominado "ser humano" é mau, mesquinho, fraco, ou seja, é a verdadeira "raça perigosa". Nem chega a ser "potencialmente perigosa" pois sempre que vemos tv, lemos jornais e diariamente somos bombardeados com o que estes "animais de duas patas" fazem.
Culpo as noticias sensacionalistas pois o que vende é a desgraça... culpo as pessoas que tem animais que nao sabem como tratar, culpo quem os usa para fins ilicitos... Nao ha caes potencialmente perigosos, ha caes com muito potencial com donos muito perigosos...
Quanto ao Sr Miguel Sousa Tavares... bem... quanto a esse tenho pena que se dê só com pessoas desequilibradas... talvez por causa disso ele tenha tambem perdido o equilibrio mental que eu em tempos julguei que ele até tivesse.

"Ao defender que quem tem animais de raças classificadas como potencialmente perigosas pela legislação deve mantê-los fechados e isolados, o Ministro da Agricultura demonstra uma assustadora e completa ignorância das causas dos comportamentos violentos, pois propõe exactamente o oposto daquilo que é desejável (...)"
Pois engana-se! acho muito bem que restrinjam a coabitação de animais perigosos com seres humanos, e que essas raças a curto prazo só possam ser vislumbradas no jardim zoológico. chega de vítimas humanas. Comprem um cocker que faz companhia e não mata ninguém.

bem depois de ler todos os comentários sei que nao vou dizer nada de novo e que ja está tudo dito, mas sinceramente é vergonhoso o pais onde vivemos, e os ministros se era para falarem sobre aquilo que nao sabem fiquem calados. ate os nossos animais sao mais bem formados do que eles e muito mais inteligentes. é vergonhoso o estado em que o nosso pais esta a ficar e tambem é vergonhoso aquilo que querem fazer com estes animais. quer dizer montes de criminosos ai a solta e ninguem faz nada, agora os caes querem-nos presos?!! por amor de deus nao tiveram 2 minutos ao menos para irem a internet pesquisar qualquer coisa sobre estas raças? o que nao falta na internet é informaçao. têm a mania que sabem tanto mas afinal nada sabem pois nem sabem que estes caes para ficarem maus o que os donos lhes fazem é prende-los sozinhos ao escuro sem verem nada nem ninguem, mesmo para nao socializarem nem com animais nem com pessoas, e quando saem nem podem ver ninguem a frente. assim é que estes caes se tornam maus mas nao é o animal que escolhe este caminho é o seu dono. esses donos que fazem isso aos animais, esses sim deviam ser castrados e presos.
tchhh sinceramente se o abandono de animais ja era um numero exorbitante agora entao ate os idosos pensam que o yorkshire terrier ou o chiuhuahua é um cao PP. ja agora oh miguel um chip precisavas tu para ver se ganhavas inteligencia (...) outra coisa para que é que usas cuecas??? boa pergunta ne!!! entao para que é que uma pessoa quer um cao??? outra boa pergunta. sao ambas perguntas das quais se podem dar varias respostas. so mais uma coisinha nao tenho nenhum pit bull mas tenho uma cadela que é arraçada de pit bull e apesar dela nao falar quando faz alguma coisa, fá-lo de uma forma mais inteligente e acertada do que essas baboseiras que disseste para ai. posso ser bem mais nova do que tu posso ter idade ate para ser tua filha mas pessoas assim nunca tratarei por voce pois quem pensa assim por mim nao é respeitado de maneira nenhuma e acredita se algum dia passar por ti na rua cuidado, nao va ficares um bocadinho molhado. um conselho:vai a internet passear e ver paginas de caes. pode ser que fiques um pouco mais culto. a todos os que estao contra esta lei vamos continuar e havemos de conseguir. a uniao faz a força.

Acho que todos as pessoas que têm cães de raças designadas pelo estado como PP sentem a mesma tristeza que eu em ver tudo o que se está a passar neste pais. Vamos unir esforços... www.peloscaes.org
O sentimento é comum entre todos aqueles que gostam dos animais e sabem que quem deve ser culpabilizado são os donos que utilizam estes lindos animais para o mau...

Lamentável...só tenho pena que viva neste país miserável, com pessoas altamente influenciáveis pelos media, e com políticos que são as pessoas mais arrogantes, ditadoras e realmente considerados de SERES INFERIORES. Alguém devia limpar o sebo a estes gajos, deviamos mesmo ter uma ETA direccionada para a defesa dos direitos do povo, talvez quando se começasse a eliminar os políticos pelas suas políticas ditadoras e extremistas podia ser que isto fosse a algum lado. Já fomos a maior potência mundial à 500 anos atrás, e agora...o que temos? Um povo dominado e subserviente à vontade política.

Gostaria de saber como se sentiria o Sr. Jaime Silva se porventura os nossos "Amigos" mandassem esterilizá-lo. Não se sentiria bem pois acabavam com a sua raça!

Tenho 2 pit e 2 labradores, sobre o sr. ministro e o sr. mst que até nutria alguma consideração, tenho a dizer somente 1 palavra: Lamentável.

Os políticos é que deviam ser castrados e proibidos de se reproduzirem...

VIVA A IGNORÂNCIA. É este o ministro que nos temos? Santa ignorância, vem para a TV sem ler a lei e faz figura de ignorante. As leis que nós temos só penalizam os cães, quem deve ser penalizado é o dono, esterilizem os donos, quem faz o cão é o seu dono. Eu tenho 3 filhos , 5anos ,2 anos, e 9 meses, eles fazem do cão o que querem as vezes ate tenho pena do cão. mais dócil do que isto não pode haver. Na maior parte dos ataques destes animais o dono sempre dá maus tratos ao cão por isso penalizem severamente esses donos.
O ministro só vai dar negocio aos já existentes gangs para o contrabando deste tipo de raça.
VIVA A SANTA IGNORÂNCIA DO NOSSO MINISTRO.
Não digo que o cérebro dele anda a carvão, porque podia ofender o carvão.
E o Miguel de Sousa .......... Sem Comentários
Santa Ignorância

Tinha muita admiração pelo Miguel S. Tavares, mas conclui que quem fala assim, mostra uma total ignorância e a partir daqui como se pode acreditar no que diz e escreve?
Tenho um casal Rott. mãe e filho, estão separados 30 km, um na cidade outro no campo, são meigos super inteligentes e o macho está num estabelecimento de apicultura, lida com muitas pessoas e até com as abelhas se dá lindamente. À noite fica na cerca com 1000 m2, nunca esteve acorrentado e o que gosta é de brincadeira. Não ladra como os rafeiros da localidade, por isso não incomoda. Todos os dias sai da cerca para ir ao rio ou dar uma volta pela serra.
Depois que os ignorantes começaram a dizer mal destes cães, o meu já come meninos ao pequeno almoço, mata pessoas e por isso já foi feita queixa verbal na GNR e não posso deixar o cão sair, mesmo assim ainda tenho a rusga para o abater se for apanhado na via pública.
Proponho uma grande manifestação contra esta lei, com cães ditos perigosos.
Porque o que é verdadeiramente perigoso são alguns vivos da nossa sociedade.
Valia mais deixar os cães em paz e fazer uma avaliação aos donos.
Para o Miguel a sua demência só tem justificação nos euros que ganha para dizer qualquer coisa e é preciso manter a sociedade com medo, só assim se pode controlar.

a raça que deviam acabar 1.º era a dos políticos

Tentarei chamar a v/atenção para as deficiências da legislação portuguesa e dos políticos portugueses em relação aos n/amigos de 4 patas, duas patas/duas asas e diversas barbatanas. Infelizmente, quem manda são os animais de duas patas, coração de pedra e orelhas de burro embora não as tenham à vista.... Tenho um cão de 6 anos que faz parte dos considerados perigosos e volto a dizer, dá-va a minha vida por ele...... deixem de ser ignorantes e comecem a agir como seres humanos.

Acho que o Miguel Sousa Tavares antes de ir ao telejornal deveria de se preparar e falar com criadores da raça antes de opinar sobre o tema. Também acho que os MCS deveriam falar com pessoas que tem os cães de raça PP. Eu tenho uma Rottweiler, não tem LOP, mas ela é dotada de uma grande meiguice e vai ter com todas as pessoas não para morder mas sim para receber mimos... Agora uma realidade é a seguinte: existem pessoas sem qualquer formação para educar um cão. Não é preciso tirar nenhum curso mas quem quer um cão PP tem de aprender primeiro sobre ele tem de ler, tem de se informar. Hoje em dia existem escolas de treino, pena serem caras e muitas pessoas não terem dinheiro para isso. Por culpa de uns mal formados e incultos pagam todos. Eu estou contra estas novas politicas. Acho que a população devia ser ouvida e poder votar numa escolha (os ministros que estão com a peida no parlamento deviam pôr a lei a ser votada pelo povo), principalmente quem tem cães PP.
Para finalizar digo que cada vez mais Portugal piora, agora eu entendo porque existem pessoas que vão para fora e porque é que algumas dizem que no tempo de Salazar se vivia melhor. Podia ser um regime duro e cruel (não vivi a época mas é a ideia que retiro) mas não havia este RACISMO, porque proibir e acabar com as Raças Potencialmente Perigosas É RACISMO E É INJUSTIÇA...

Os animais são os seres (irracionais) mais inteligentes que Deus colocou sobre a terra. São o reflexo de seus donos (racionais). Podemos explicar tamanha contradição? Quem são os racionais e quem são os irracionais? Absurdo pensar que tudo podemos. Não podemos é nada.

Os animais são o reflexo dos donos e quem nunca teve um animal não deve falar sobre o que não conhece.
Existem pessoas mais perigosas que alguns animais e andam por aí sem que lhes seja apontado um dedo. Porque não fazem também uma lista das pessoas perigosas???!!!!!

"Existem donos irresponsáveis" ...concordo plenamente e pouco mais há a dizer!!
http://animaislurdes.blogspot.com/

não consigo perceber como é que existe gente tão ignorante!falam de coisas que não sabem...qualquer cao pode atacar, não são só os considerados potencialmente perigosos!depende do dono simplesmente conseguir que o seu "animal de companhia" seja um cao sociavel. o dono deve ser responsabilizado pelos actos do cão, porque se o cão por algum motivo é violento é porque o dono assim o permitiu!sinto-me muito ofendida com as afirmaçoes do miguel sousa tavares, quem tem caes pitbull, rotweiler, etc. não têm que ser pessoas desiquilibradas e muito menos com o unico objectivo de meter medo às pessoas, até porque disso ja se encarregam os media.
tenho uma pit bull e é uma cadela extremamente carinhosa, se o sr. dr miguel sousa tavares um dia quiser, terei todo o gosto de lhe mostrar o quão enganado está!quem tem um animal destes é porque conhece a raça, e por admirar o seu porte, a sua energia e principalmente a sua amizade e companheirismo...não falem por falar...falem por conhecimento de causa!

...É triste que uma vez mais as vítimas sejam animais, porque neste Portugal os "problemas" são sempre resolvidos com políticas proibitivas e fáceis, nunca se escolhe o caminho mais complicado mas eficaz, um caminho de futuro...Sinto vergonha dos políticos que governam o meu país!

A ignorância é gravíssima, muito mais quem quer usá-la sem se dar ao trabalho de ver com olhos de "ver".
Sinceramente acho que deveria haver uma legislação para os donos, e para futuros donos, como existe para a adopção de crianças, porque um cão é como uma criança e reage conforme a educação dada.
E acho que existem coisas muito mais importantes para serem debatidas e feitas, como por exemplo, preocuparem-se com os animais como seres vivos que são, havendo respeito pelo tal "ser inferior", porque muitas vezes (a maior parte) eles são muito superiores a muitas pessoas que mandam e desmandam!
Continuem pela luta dos direitos dos animais, eu falo por mim, são dos melhores seres que existem!

IGNORANTES!!
...e depois ainda são creditados com prémios, reconhecimento(s), amizades...

Como Nunca é demais e como juntos fazemos a força aqui vai www.petitiononline.com/Caninos.
Passem palavra, assinem e leiam, não custa nada perder 3 minutos para algo que é justo e correcto.

Eu só gostava de saber quais são os fundamentos teóricos ou práticos e as bases para dizer que este cão ou o outro é que é perigoso... Vê-se mesmo que somos um país de gente cada vez mais ignorante, e não não são os analfabetos ou as pessoas com menos escolaridade que são os burros!!! A comunicação social é que é a pior escória da sociedade que só gosta de sencionalismo!
Eu trabalho num canil e já por cá passaram cães dessas raças todas ou quase todas, que tal como os outros não nos conheciam de lado nenhum e NUNCA, e saliento NUNCA nos atacaram nem a nós nem a ninguém. Aliás se calhar até são os mais dóceis...

Bem se fossemos comentar as tristes estupidezes que pessoas sem qualquer nível cultural dizem teríamos pano para mangas. Contudo trata-se de dizer de nossa justiça aquilo que achamos desta lei, aquilo que posso dizer é, como esperar que alguém que segue uma pessoa que compra títulos académicos pode ser uma pessoa culta o suficiente para fazer uma qualquer legislação sobre qualquer coisa? Seriamos insensatos se pensássemos que iria ser. Trabalho com cães há vinte anos e nunca vi um mau cão na minha vida. Vejo isso sim cães estropiados, rasgados, dilacerados e até queimados vivos, mas ao contrário do que se possa pensar tive apenas um animal que teve de ser sacrificado, em vinte anos e milhares de animais. Deixo apenas uma pergunta e sei do que estou a falar pois durante este tempo tive de tentar recuperar pessoas a que a sociedade privou da sua liberdade, por motivos sérios diga-se, a minha pergunta é: se esta lei vem resolver o problema vamos também aplicá-la aos presos, quantos deles foram recuperados e quantos foram dados como casos perdidos nos últimos vinte anos? E já agora não seria bom começarmos a castrar/esterilizar também os pobres, a classe média, os negros, os policias, quem nos tem f....., os políticos devem ser os que ficam por castrar/esterilizar, pois ai o caso está justificado senão quem nos continua a f.....?

Raça potencialmente perigosa, conheço uma, a raça humana, com uma capacidade de destruição enorme... o mundo é de todos, e todas as criaturas têm direito a uma vida digna e em liberdade. Esterilizados, e privados de andarem nas ruas deviam ser os politicos deste país, e todas as pessoas que maltratam os animais, e que ainda não perceberam que são as únicas criaturas que de nada têm culpa. E se querem acabar, que acabem com os pedófilos e assassinos, esses sim, pouco ou nada penalizados... ups, esqueci-me, são humanos, e como tal racionais e dignos de respeito... vergonha é o que sinto... como é que as pessoas deste país querem evoluir, se em vez de campanhas de educação e sensibilização, temos leis discriminativas, abusivas e nada inteligentes... e ainda por cima a maioria concorda, ignorância pura...

Em meados do século XIX Portugal foi pioneiro na abolição da pena de morte na Europa. Para os denominados humanos entenda-se. Hoje, um cão que morda gente pode ser condenado à morte. Atribui-se assim mais responsabilidade cível ao canídeo que a um facínora da espécie “humana”. Isto quando se pode facilmente comprovar que o dono do canídeo ou terceiros são, regra geral, os responsáveis pela ocorrência. Caso para dizer: se os animais em questão podem ser responsabilizados pelos seus actos porque não conceder-lhes o voto político, a carta de condução e sei lá que outros direitos cívicos. Ficávamos todos bem servidos. Eles cães, saberiam quiçá eleger políticos aceitavelmente racionais e comentadores de TV sem frustrações de maior.
Hoje em dia ando mais a pau com os “pedaleiros “. Ciclistas que circulam em cima dos passeios. Equipados da cabeça aos pés com: capacete, luvas, joelheiras e sensores enfiados em tudo que é sítio mas sem tintins para irem para a estrada do que, dizia, preocupado em cruzar-me com o mais feroz dos pitbulls.

NÃO EXISTEM cães MAUS ! EXISTEM donos IRRESPONSÁVEIS !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Já desisti de tentar argumentar contra a ignorância ou o ilógico. Resta-me apenas tentar ser proactiva. Por isso eu pergunto: o que posso eu fazer? Detesto sentir-me impotente contra esta maré de pânico injustificado. Frequentemente assino petições, ajudo canis, animais abandonados na rua, mas quanto mais pessoas se sensibilizam com os nossos animais, parece que há outras tantas que regridem. Só falta começarem a chicotear suínos até à morte só porque a carne fica mais tenra ao comer (costume usual na idade média em Portugal). Inacreditável!

Completa ignorancia... completa ignorancia mesmo.. Por favor, por favor mobilizem mais uma petição contra esta porcaria de lei. As pessoas tem que tentar ser mobilizadas e sensibilizadas..

É vergonhoso, a ignorancia do nosso governo; e realmente se preocupam tanto com a segurança da populacao ao ponto de quererem "aniquilar" os animais, não entendo porque nao fazem leis drasticas para penalizar os assaltantes, os pedofilos e os violadores?! NÃO SÃO ESTES CONSIDERADOS TAMBEM POTENCIALMENTE PERIGOSOS PARA A SOCIEDADE!??

O problema continua a ser o mesmo. A lei é feita por quem nada percebe de animais, das suas necessidades, da forma como se relacionam connosco. A ignorância é tanta que assusta, mas não podemos baixar nunca os braços.

Se o mundo fosse habitado só pelos cães e pelos gatos, não haveria o buraco de ozono nem as mudanças climáticas. Quanto mais convivo com cães menos gosto dos humanos.

bem, presumo que ter um rott que gosta de gatos... e pessoas... e cães... faz de mim uma tarada sem remedio... do cão um esquisitoide e dos gatos nem falemos!

Bem... ninguém é obrigado nem pode saber tudo sobre tudo, mas quando se trata de tomada de decisões e estabelecimento de nova legislação, deveria pelo menos, haver da parte dos responsáveis, um minimo de preocupação em obter conhecimentos sobre o assunto de modo a não demonstrarem tanto analfaborrismo... Para quando a criação de leis que protejam os animais em vez de os atacarem? Para quando a criação de leis em que os animais sejam tratados como seres sencientes e não como objectos, como acontece actualmente? Para quando a criação de leis que castiguem todos os que de uma forma ou de outra, maltratem ou utilizem os animais para fins menos próprios? Para quando a criação de legislação capaz de punir os donos perigosos e não os cães que não têm culpa dos donos que têm? Para quando um país mais culto, com politicos que se preocupem realmente em perceber um minimo sobre os assuntos que são alvo das decisões que tomam de modo a torná-las mais racionais e menos absurdas e denunciadoras das suas ignorâncias e prepotências? Conheço Pit Bulls verdadeiramente meigos, conheço pessoas capazes de tudo, portanto... Senhores Ministros não é por aí...

Custa a crer, que nos dias que correm, exista tanta gente inconsciente, insensível....e, desculpem-me, ignorante!!
Magoa-me de facto os juízos de valor que são feitos em relação a estes animais, e pior, é a opinião ser maioritária.
Nem vou comentar o Sr. Miguel Tavares, é perda de tempo...
Agora, quanto aos animais, penso que só a classificação em raças perigosas já é por si a grande discriminação e o que levantou todo este debate, para resolver um problema que está nas mentes de pessoas que julgam o ser humano como ser superior e único. Pois bem... lamento informar, mas nós devemos a nossa existência a todos os seres vivos e à relação que mantemos com eles, portanto independentemente da força de cada um, vamos respeitá-los como fazemos a um ser humano!
De facto o que se verifica, é que nós não nos respeitamos uns aos outros... como vamos respeitar estes animais!
Esta suposta solução ou lei, seja como for, é a forma mais fácil para quem não se quer preocupar muito!

Tenho vergonha de ter nascido neste país!
Tenho vergonha dos nossos políticos e da ignorância de um povo de gente porca, sem civismo e com total desrespeito pelos animais.
Quanto o Sr. Miguel Sousa Tavares e à sua ridícula figura, tirem-lhe o carro das mãos, pois a conduzir permanentemente a 200 km à hora, é o animal mais perigoso que existe nas nossas estradas. E ainda por cima é (supostamente) racional!
Talvez o melhor seja mesmo fechá-lo num cubículo com o Sr. Ministro da Agricultura. Mas não se esqueçam de os açaimar e castrar primeiro!
Cambada de ignorantes!

Não existem cães potencialmente perigosos, nem raças de cães potencialmente perigosas. Existem sim donos potencialmente perigosos, e dizer que os donos são potencialmente perigosos é pouco, porque estes nem donos sabem ser... Eles sim são verdadeiramente perigosos, e esses sim deviam ser postos de parte!! Os animais não tem culpa do seu dono!
Acorda sociedade para o verdadeiro problema em vez de o tentar esconder ao acabar com raças de animais!!

Estou tão cansada da ignorância das pessoas, ou melhor, estou farta de tanta maldade para com os animais ditos irracionais porque são na maioria das vezes muito melhores que os ditos racionais que conheço.
O Sr. Miguel Sousa Tavares, como o trabalhinho dele presentemente é unicamente o de comentador de televisão, tem de arranjar algum protagonismo para sobressair. Se se deixasse de tanto ódio para com os animais seria uma pessoa muito menos azeda. Além de que lhe falta a informação e a cultura de que as pessoas são normais ou anormais não é por terem animais. Tenho tanta pena de pessoas incultas e amargas.
A esperança também de que a mentalidade mude nas novas gerações é cada vez mais remota porque em 42 anos de vida só vejo é maldade à minha volta e cada vez mais ódio.
Sinto-me mesmo muito triste.

Creio que o Sr. Miguel Sousa nunca conheceu cão algum. Pois se tivesse conhecido, saberia que os poodles, chihuahuas, cocker spaniels e principalmente o basset, são os cães que mais mordem crianças. Eu fui mordida por todos esses cães. NUNCA fui mordida por nenhum dos caes citados acima, mesmo quando eram estranhos a mim. Existem também inumeros casos de pitbulls e rottweilers que salvaram a vida de bebes humanos. É só pesquisar na Internet. Como disse Salomé, essa atitude é fruto da ignorancia, de alguem que toma uma atitude sem ter conhecimento do assunto.

Era tão bom que os cães pudessem falar e dizer tudo o que lhes vai lá dentro… o Miguel Sousa Tavares faz parte dos que pensam que o mundo pertence aos homens e o homem decide, sem meias medidas, quem por cá pode andar, mas salvo erro o Pit Bull é um produto do homem... Não ficaria muito admirada se ele fosse também a favor da pena de morte (para o homem)... vai concerteza dizer que não, esquecia-me que o cão é um animal “inferior”....

Realmente é triste, e racista esta medida que o ministro da agricultura quer impor. Como pode reagir um ser vivo que é mantido no absoluto isolamento, na escuridão que só saia à noite e que seja alimentado à noite! É óbvio que ao fim de pouco tempo este ser vivo está louco e com perturbações graves. Isso se chama TORTURA. Um cão é produto da educação e se for sociabilizado é igual a outro cão. Proibir não resolve e não vai acabar com o mercado negro e repugnante da venda de cães para fins que pouco dignificam o ser humano

Ahahah, gostei! Escrevem vocês "o que irá Jaime Silva fazer quando constatar que, ao contrário do que está estabelecido na lei, as pessoas não apanham os dejectos que os seus animais deixam na via pública? Irá então o Ministro anunciar que já não há tempo para sensibilização e que, como ninguém cumpre a lei, será necessário proibir as pessoas de passearem os seus cães na rua?". Nem mais! Seria isso tão ridículo como o que agora o ministro fez. Os políticos são pessoas completamente alheadas da vida real. Esta legislação é tão só mais um triste exemplo disso.

O sr. Sousa Tavares já proferira antes, acerca da Lei do Tabaco, afirmações verdadeiramente ridículas. Agora, volta ao "ataque", com o tema dos cães denominados de "potencialmente perigosos"... Saia de antena, senhor Sousa Tavares, é um favor que faz a si próprio e aos demais.

o senhor miguel sousa tavares, pessoa pela qual tinha a maior estima e consideraçao, a partir de hoje ele proprio se classificou como uma autentica aberraçao da natureza. é que tenho 52 anos em minha casa sempre tivemos pits e nao é pela nova legislaçao que vamos deixar de ter.

Isto mostra o quanto a mente humana está bloqueada na sua ignorância...

O que o Miguel Sousa Tavares afirma e uma autentica falacia. Eu pessoalmente conheco pessoas que tem tido pit bulls puros e sao pessoas super equilibradas. Ha tarados em todos os campos e donos de qualquer animal.

< Passos no Bom Caminho | Nível Superior | Cuidado Com a BSL >